sábado, 12/10 | Espaço Cultural - Cinema Europa

Viver de outro modo: habitar num eco-bairro

A inscrição está fechada

Horário e local

12/10/2019, 10:00 – 16:45
Espaço Cultural - Cinema Europa, Rua Francisco Metrass, 28D 1350-143 LISBOA

Sobre o evento

Este Encontro destina-se aos que querem habitar a cidade de outro modo e procuram referências que o permitam fazer de forma sustentável. Será um momento de partilha de informação necessária para tomada de decisões mais acertadas nesta matéria.

Os nossos convidados de diversas áreas do conhecimento e com diferentes experiências contribuirão para:

- Perspectivar as mudanças de paradigma da habitação urbana face aos actuais desafios ambientais, sociais e económicos;

- Definir os territórios, as escalas e os modelos mais adequados à implantação dessas alternativas habitacionais;

- Encontrar os instrumentos legais e as parcerias institucionais que possam ser mobilizados para a promoção de eco-bairros.

PROGRAMA

10h | Abertura - Carmo Gregório - Associação Eco-bairros de Futuro

10h15 - 11h45 | Mesa Redonda 1 Novos conceitos de habitação em contexto urbano

Intervenientes: Fernando Pinto – Arquitecto Rui Franco – Arquitecto - CML João Muralha Farinha – FCT - UNL Moderador: Pedro Santos Costa - Associação Eco-bairros de Futuro

12h00 - 13h | Mesa Redonda 2 Desafios ambientais, sociais e económicos da habitação nas cidades

Intervenientes: Pedro Prista – ISCTE-IUL Tiago Mota Saraiva – Ateliermob e cooperativa “Trabalhar com os 99%” Moderadora: Catarina Pereira - Associação Eco-bairros de Futuro

Pausa

14h30 - 16h30 | Mesa Redonda 3 Modelos e parcerias para a promoção de eco-bairros

INTERVENIENTES

Pedro Prista – Antropólogo e professor no ISCTE. É membro do CRIA, colaborador do IELT e investigador associado do ICS-UL onde tem desenvolvido pesquisa na área de cruzamento entre problemas ambientais e sociais no âmbito de vários projectos do Observa.

Tiago Mota Saraiva - Arquitecto e Urbanista. Sócio-gerente do ateliermob – arquitectura, design e urbanismo lda., onde exerce actividade desde a sua constituição em 2005, dirigente da cooperativa “Trabalhar com os 99%”, Crl, e membro da cooperativa de iniciativa local “Sou Largo, Crl” que opera a partir do Largo do Intendente. É da direcção da associação europeia de "city makers" re:Kreators,Placemaking Europe. Leader e membro do conselho editorial do Le Monde Diplomatique - edição Portuguesa.

Fernando Pinto – Arquitecto pela ESBAL (1977) e conservador pelo ICCROM (ARC 87, Roma, PAT 92, Grenoble e MARC 99, Helsinki). Foi Director Regional dos Edifícios e Monumentos do Sul (DGEMN) e Conselheiro de Obras Públicas (CSOPT). É membro do ICOMOS desde 1989, foi presidente do ICOMOS International Scientific Committee on Earthen Architecture Heritage e membro do ICOMOS Advisory Committee (1996-2004). Desenvolve, a nível nacional e internacional, prática privada de projecto e consultoria (Fernando Pinto, Arq Unip, Lda) nos domínios da Construção e dos Materiais e da Conservação e Recuperação do Património Arquitectónico.

Rui Neves Bochmann Franco - Formado em Arquitectura, foi dirigente estudantil na FAUTL e na APELA e activista ambiental. Investigador universitário e fundador da ARQCOOP e da CIDEAS. Na CML pelos Cidadãos por Lisboa, desde 2007, com responsabilidades no PLH, BIP/ZIP, Eco-Bairro Boavista, Smart City, Agenda Urbana UE - Habitação, Rede DLBC Lisboa, etc. Exerce mandato como vereador substituto da Habitação e Desenvolvimento Local desde 2015.

João Muralha Farinha - Coordenador do Mestrado em Urbanismo Sustentável pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Doutorado na Alemanha em Ordenamento do Território; Professor da UNL no Departamento de Ambiente.Temas de intervenção: sustentabilidade urbana, desenvolvimento local, processos participativos, inovação urbana.

Luís Gonçalves – Licenciado em Arquitectura pela FAUP (1995) e pós-graduado em Avaliação Imobiliária pela ESAI. Desenvolveu atividade profissional como arquitecto e como docente do Curso de Arquitectura da Universidade Moderna de Lisboa. É vogal do Conselho Diretivo do IHRU desde fevereiro de 2012, com responsabilidade, entre outras, pelas áreas da gestão dos programas de financiamento e apoio à promoção de habitação e à reabilitação urbana.

Nuno Magalhães da Silva Cardoso - Licenciado em Engenharia pela FEUP, onde foi assistente da cadeira de Planeamento do Território. Foi assessor do presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Fernando Gomes e responsável pela nova estratégia de transportes para a cidade, tendo colaborado na concepção da rede do Metro do Porto. Foi presidente da empresa Águas do Douro e Paiva e esteve à frente dos destinos da CMP entre 1999 e 2002. É presidente da Hac.Ora Portugal | Senior Cohousing Association.

Paula Marques - Formação Superior em Teatro (área de Interpretação) na ESMAE, do Porto, (1996) e pós- graduação em Ciência Política no ISCTE. Participação activa na Plataformaartigo65 – Direito à habitação e na fundação do Movimento Cidadãos por Lisboa (CPL). Assessora do Gabinete dos Vereadores do CPL no biénio 2007/2009 e da Vereadora do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Social da CML (2009 e 2013). Deputada municipal da AML (2009-2013) e vereadora do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local (mandatos de 2013-2017 e 2017-2021), eleita como independente pelo CPL nas listas do Partido Socialista.

ENTRADA LIVRE mediante inscrição em:

https://forms.gle/f3JsCMW2o3nZj1Hy7

A inscrição está fechada

© o site da Associação Eco Bairros de Futuro resulta de um trabalho colaborativo

Associação 

Eco Bairros de Futuro